top of page

A importância da representatividade no audiovisual.



Recentemente, com o lançamento do primeiro teaser do live-action de ‘A Pequena Sereia’, o assunto representatividade voltou à tona. Isso porque a Ariel, a sereia protagonista da animação original, será interpretada por Halle Bailey, uma atriz e cantora negra. Através das redes sociais foi possível observar um movimento enorme de crianças e adultos emocionados com a nova caracterização da personagem.


Mas o que é essa tal representatividade tão comentada? Esse conceito é, pode-se dizer, muito baseado na questão identitária. Ou seja, quando nós nos reconhecemos como parte de um grupo e/ou uma comunidade, isso é automaticamente atrelado à nossa identidade. Quando criança, por vezes não nos conhecemos em todas as camadas possíveis, mas já sabemos que somos pertencentes a muitos grupos.


Agora, quando focamos no audiovisual, seja nas telinhas dos smartphones ou nas telonas do cinema, estamos sempre buscando uma figura que nos represente, algo que nos conecte ainda mais à narrativa apresentada. Essa busca por identificação muitas vezes involuntária pode causar uma enorme frustração, e esse impacto é ainda maior na infância.


Entretanto, essa luta política ganha cada vez mais voz nos dias atuais, o que torna mais comum encontrarmos narrativas de pessoas pretas, LGBTQIA + e PCD’s - entre outras - sendo contadas. É extremamente gratificante esse novo cenário!


Pensando nesse assunto tão importante, o Clicaki separou 6 produções do audiovisual com bastante representatividade para vocês!


  • Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (filme)

  • Moonlight: Sob a Luz do Luar (filme)

  • Nós (filme)

  • Special (série)

  • A princesa e o Sapo (filme)

  • Cara Gente Branca (série)




Redação por: Fernanda Heloísa e Anna B. Barros;

Design por: Natália Oliveira e Nalanda Veloso;

Postagem por: Raiane Araujo Brandão.


bottom of page