
Olá, Clickers! A sustentabilidade e o meio ambiente são pautas cada vez mais discutidas mundialmente. E não é pra menos, afinal, a saúde do nosso planeta reflete em tudo em nossas vidas, mesmo que não percebamos. E a Bioeconomia é moldada justamente para uma sociedade com um estilo de vida e de consumo que necessita ser repensado.
O economista romeno Nicholas Georgescu-Roegen foi responsável pela criação do termo Bioeconomia há cerca de 50 anos. Isso quando ele levantou questionamentos sobre a inclusão da energia nas discussões sobre processos econômicos, visto que a maioria das fontes de energia da época (e até hoje em dia) eram não-renováveis, ou seja, acabará em algum momento e isso mexe significativamente com a economia.
A Bioeconomia busca uma integração das atividades econômicas com a biodiversidade. Isto é, ela procura um desenvolvimento sustentável com, primordialmente, recursos de bases biológicas.
Mas isso se configura de uma forma que resultaria num equilíbrio biológico, e não apenas saturaria a utilização de recursos naturais desenfreadamente. Uma forma de fazer isto é mesclando o emprego de técnicas milenares (muitas vezes de povos originários) com a biotecnologia.
Agora, ainda no universo literário, vamos falar sobre os e-books, estes que trazem muita acessibilidade para que qualquer um possa ser um leitor voraz. Eles são livros narrados que também são perfeitos para você que tem um cotidiano agitado e mesmo assim quer incluir uma leitura nele.
Já são vários setores em que a Bioeconomia já atua e com excelente desempenho. Como exemplos temos a energia renovável, os alimentos funcionais e a fabricação de medicamentos e cosméticos.
Empresas que estão ligadas à produção sustentável possuem um notável crescimento devido ao aumento dessa discussão. É muito comum observar nas prateleiras do mercado, por exemplo, como as marcas querem deixar claro que são aliadas da causa, com embalagens verdes e designs que exalam sustentabilidade.
Redação por: Fernanda Heloísa e Anna B. Barros;
Design por: Natália Oliveira e Nalanda Veloso;
Postagem por: Styves Barros.