
As fake news, embora tenham ganhado notoriedade há poucos anos, são bem antigas e muito famosas. Quando o assunto é o fim do mundo, isso não é diferente. Se você gosta de tecnologia e fatos curiosos, arrasta pro lado que hoje o Clicaki vai te contar o que foi o ‘Bug do Milênio”.
O bug do Y2K, como também ficou conhecido no exterior, embora tenha surgido antes, teve sua maior popularização nos meados dos anos 1990. Acreditava-se que na virada de 1999 para 2000 um caos completo tomaria conta do mundo, e, principalmente, das máquinas.
Tudo começou pois, ao observar as configurações dos computadores e de outras máquinas da época, a data só possuía espaço para dois dígitos, e isso nunca havia sido motivo de preocupação até perceberem que com a chegada do ano 2000, a data ficaria 00. Ou seja, acreditava-se que o computador leria como 1900.
Isso ocasionaria um verdadeiro caos. Diziam que as máquinas entrariam em colapso e que dados seriam perdidos. E a preocupação escalonou para vários níveis. Acreditava-se que faltaria luz por tempo indeterminado, haveria falhas no sistema bancário (muitos acreditavam até que o dinheiro sumiria) e até mesmo aviões e usinas nucleares apresentariam defeitos.
Desesperados por uma solução, a partir de 1996, vários programas começaram a ser atualizados e modificados para tentar prevenir o bug. Bilhões de dólares foram investidos nos Estados Unidos e em boa parte do mundo.
Agora, o que realmente aconteceu? Em resumo, praticamente nada! Algumas lojas e bancos passaram por certa instabilidade, mas tudo foi resolvido na mesma hora. E alguns softwares de uso pessoal também foram atingidos minimamente sendo desconfigurados. Mas, pode-se dizer com certeza que todo caos foi em vão.
Redação por: Fernanda Heloísa e Anna B. Barros;
Design por: Natália Oliveira e Nalanda Veloso;
Postagem por: Raiane Araujo Brandão.