top of page

Como a ordem dos teclados é definida?



Hey, clicker! Você já parou para pensar porque as teclas do teclado não estão em ordem alfabética? Parece sem sentido, mas hoje vamos te explicar como a lógica do teclado (que se chama QWERTY, nome que junta as 6 primeiras teclas), funciona! Apesar desse modelo ter se tornado popular para muitas pessoas com a chegada dos computadores e smartphones, o QWERTY existe desde as máquinas de escrever. Planejado lá em 1868, seu criador, Christopher Sholes criou o layout para uma das primeiras máquinas comerciais, a Remington n 1. Se as máquinas mais recentes (dos anos 80 pra cá) já são bem pesadas, imagina uma do século 19? As barras metálicas de letras frequentemente usadas na língua inglesa eram duras e muitas vezes travavam quando duas letras próximas eram frequentemente usadas.


E foi pensando nisso que o inventor bolou uma nova sequência de letras para o teclado. A nova ordem tinha a função de evitar que essas hastes colidissem e travassem. Dessa forma, as consoantes mais usadas, assim como as vogais, foram separadas estrategicamente.


E aí você nos pergunta: como isso veio parar nos dias de hoje A resposta, na verdade, é bem simples: o modelo QWERTY realmente “caiu no gosto” da população e dos fabricantes, e foi cada vez mais adotado com o passar do tempo. Outros modelos de teclado ainda surgiram, mas nenhum garantiu o mesmo sucesso da versão de Sholes.


Design: Nalanda Veloso

Redação: Fernanda Heloísa

Postagem: Carlos Henrick

bottom of page