
Olá, Clicker! Vamos começar com uma perguntinha: na sua infância, você teve um porquinho para juntar e guardar moedinhas? Se sim, parabéns, você já teve um primeiro contato com a Educação Financeira! Mas calma, ela vai muito além de te ensinar a guardar dinheiro, e nesse post vamos te ajudar a entender melhor sobre o que esse assunto se trata.
A educação financeira tem como principal objetivo te fazer ter uma melhor relação com o dinheiro. Entender seus gastos, para onde vai o dinheiro que é ganho e a poupar ao invés de criar dívidas. Sem dúvidas, quanto mais cedo inserida na vida de uma pessoa, melhor. Mas sempre é tempo para começar a se educar financeiramente.
Para conquistar e manter uma independência financeira não depende somente do quanto você ganha, mas sim como você entende e direciona esse dinheiro. Evitar o gasto impulsivo, por exemplo, é um dos passos para permanecer no seu orçamento e concluir as metas.
Ainda na infância, os pais/educadores são a primeira ponte entre a criança e a educação financeira. Através dos cofrinhos - nos famosos formatos de porquinhos-, mesadas e muuuitas conversas, a criança entende desde cedo a valorizar e se relacionar melhor com o dinheiro.
Agora se você já está grandinho, existem outros métodos mais efetivos para ter de uma vez por todas uma vida financeira mais equilibrada. E como um post é pouco para te ensinar de verdade, separamos alguns métodos que vão ser muito úteis para sua caminhada rumo à educação financeira
Youtube:
No YouTube temos vários criadores de conteúdos focados em educação financeira, dentre eles, nós separamos pra vocês:
Nath Finanças
Nathália Arcuri (Me Poupe)
Thiago Nigro (O Primo Rico)
Livros:
Agora na literatura, são várioos best-sellers para você sentar, ler e fazer muitas anotações. Como por exemplo:
O Poder da Educação Financeira, Robert Kiyosaki
Como Organizar Sua Vida Financeira, Gustavo Cerbasi
Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, Nathália Arcuri
Redação por: Fernanda Heloísa e Anna B. Barros;
Design por: Natália Oliveira e Nalanda Veloso;
Postagem por: Raiane Araujo Brandão.