
Clickers, com o fim do primeiro turno das eleições e a aproximação do segundo, é muito importante conhecermos os candidatos que irão nos representar, mas é ainda mais importante saber quais as funções que eles devem exercer, para que possam ser cobrados os deveres dessas pessoas no nosso país. Por isso, no post de hoje iremos explicar os 3 poderes do Estado.
De modo geral, o Estado é o maior poder representativo do Brasil, e ele se divide em três poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo), cada um com suas determinadas funções e autonomia própria, eles também se fiscalizam entre si.
O primeiro de todos é o Poder Legislativo, o principal ofício de seus representantes é de criar e aprovar as leis, além de fiscalizar o trabalho do poder executivo. Ele é composto pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal e pelo Tribunal de Contas da União (órgão que presta auxílio ao Congresso Nacional nas atividades de controle e fiscalização externa).
O segundo deles é o Poder Executivo, é ele que executa e sanciona as leis do poder legislativo, possui uma função bastante próxima ao povo, já que a administração pública cabe a esse setor. É representado por Prefeitos, Governadores, Presidentes da República, Ministérios, Secretarias, e demais órgãos e Conselhos da Administração Pública.
O último é o Poder Judiciário. Nele, seus representantes têm a autonomia administrativa e financeira para garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. É representado por Desembargadores, Juízes, Promotores, Procuradores de Justiça, Defensores Públicos, Advogados, etc.
São órgãos do Poder Judiciário: -Supremo Tribunal Federal (STF); - Conselho Nacional de Justiça (CNJ); - Superior Tribunal de Justiça (STJ); - Justiça Federal; - Justiça do Trabalho; -Justiça Eleitoral; - Tribunal Superior Eleitoral (TSE); - Tribunais Regionais Eleitorais (TRE); - Justiça Militar; - Justiça Estadual; - Tribunais de Justiça. Redação por: Fernanda Heloísa e Anna B. Barros;
Design por: Natália Oliveira e Nalanda Veloso;
Postagem por: Laura Rodrigues.