top of page

Michael Faraday: o pai do motor elétrico e do gerador elétrico



Olá, clicker! Se você está agora ou já passou pelo ensino médio, já deve ter esbarrado nas Leis de Faraday. Mas você sabe quem é o cientista que está por trás dessa e outras descobertas da Química e da Física? Bom, esse é o momento perfeito para você conhecer um pouco mais sobre Michael Faraday (1791-1867)!


No dia 22 de setembro de 1791, em Newington Butts, Londres, nasceu o pai do motor elétrico e do gerador elétrico. Michael Faraday teve uma infância nem um pouco luxuosa, pelo contrário, precisou abandonar a escola aos 13 anos para trabalhar entregando jornais. Seu próximo emprego foi como encadernador, onde teve oportunidade de ter contato com muitos livros, o que refletiu diretamente em seu futuro.


Aos 20 anos, após muito assistir às conferências de Sir Humphry Davy, Michael lhe enviou uma carta juntamente com suas anotações do curso de Filosofia Natural, desejando trabalhar no laboratório. E deu certo, Faraday se destacou muito como assistente de Sir Humphry Davy e, apenas 4 anos depois, tornou-se seu sucessor no laboratório.

Deste momento em diante, a carreira profissional de Faraday apenas decolou, e o cientista passou a colecionar criações e descobertas. Dentre as mais importantes estão:

  • Criação da noção de campo elétrico e magnético

  • Estabeleceu uma relação entre esses campos

  • Descobrimento do fenômeno de indução eletromagnética

  • Criação das “Leis de Faraday” a partir de uma reexaminação dos trabalhos de Alessandro Volto


Voltando para sua vida pessoal, Michael foi casado com Sarah Bernard e o casal não teve filhos. Faraday faleceu no dia 25 de agosto de 1867, em Hampton Court, Inglaterra.




Redação por: Fernanda Heloísa e Anna B. Barros;

Design por: Natália Oliveira e Nalanda Veloso;

Postagem por: Raiane Araujo Brandão.


bottom of page