top of page

O que fazer depois do ensino médio?



Olá, clicker! Talvez neste momento você esteja prestes a concluir o ensino médio, ou então realmente terminou e só uma coisa passa pela sua cabeça: e agora, o que fazer?

Esse questionamento é muito natural, principalmente tendo em vista que você ficou, pelo menos, 15 anos dentro do ambiente escolar. Mas fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar a clarear as ideias!


Ingressar direto no mercado de trabalho é uma opção muito comum para os jovens brasileiros. Embora seja válida, é sempre bom considerar dar continuidade nos estudos se especializando em áreas do seu interesse para garantir a qualificação para vagas com melhores oportunidades.


Iniciar uma faculdade é o passo mais esperado de um estudante que terminou o ensino médio. Obviamente é uma excelente escolha, a universidade possui um papel muito importante para toda a sociedade. Mas, essa decisão deve ser feita por você! A pressão familiar e social existe, mas não se deve deixar que ela mova as suas escolhas.


Já ouviu falar de curso técnico? Provavelmente sim. Devido à sua menor durabilidade, ele te permite ingressar mais rápido no mercado de trabalho. Por serem profissionalizantes, as opções de cursos são enormes e vão desde a área da saúde ao turismo. Além disso, você pode optar por iniciar a formação ainda no ensino médio ou quando finalizá-lo.


E se focar em aprendizados diversos é o seu objetivo, o intercâmbio pode ser uma ótima opção. O intercâmbio possibilita o mergulho em culturas, hábitos e aprendizados enriquecedores e distintos dos que foram absorvidos durante a vida escolar.


Sim, são muitas alternativas! E o leque de possibilidades estende-se para além das que foram citadas aqui. Mas, talvez nada disso seja o que você precisa. Então sim, considere tirar um tempo para colocar a cabeça no lugar e organizar as ideias. Descanse e reflita bem as suas possibilidades, como alcançar os seus objetivos - e descobrir quais são estes -.




Redação por: Fernanda Heloísa e Anna B. Barros;

Design por: Natália Oliveira e Nalanda Veloso;

Postagem por: Raiane Araujo Brandão.


bottom of page