
Olá, clickers! É muito comum reconhecer o nome de grandes personalidades do passado e seus feitos, geralmente, seu nome é homenageado em diversos lugares e ocasiões que carreguem seu legado. Por isso, como um grande exemplo de personalidade como essa, Paulo Freire é quem o Clicaki traz hoje.
Paulo Freire foi um educador e filósofo nascido no começo do século XX, autor de um dos mais influentes livros de pedagogia, “Pedagogia do Oprimido" e é considerado o Patrono da Educação Brasileira. Ele foi um grande crítico do sistema educacional da época, que via o professor como o dono do conhecimento e o aluno como apenas receptor disso.
Freire defendia uma educação revolucionária, sua prática pedagógica consistia em conscientizar politicamente o estudante através da educação. Seu método era fundamentado em teorias marxistas e visava alfabetizar principalmente a classe trabalhadora, que na época liderava os índices de analfabetismo.
Em 1963, Paulo Freire testou seu método de alfabetização de adultos na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. Em 40 horas, alfabetizou 300 trabalhadores rurais que antes não sabiam ler nem escrever. Para tamanho feito, Freire chegou na cidade com 15 universitários que ajudariam no processo de alfabetização.
O método educacional dele era tão impressionante que inspirou o projeto do Plano Nacional de Educação, que não se concretizou na época porque a ditadura militar tinha acabado de ascender. Para os governantes ditadores, o projeto do educador era perigoso, já que estimulava o pensamento crítico e eles julgavam que isso promoveria revoltas contra o sistema.
Paulo foi exilado do Brasil durante esse período, mas isso não parou seu trabalho, ele palestrou diversos países a convite de instituições educacionais, sociais e políticas expondo sua pedagogia e suas ideias ao mundo. Com toda sua influência, ele conseguiu um nome renomado ainda em vida.
Atualmente, Freire é um dos autores mais citados na área da educação em todo o mundo, possuindo diversos títulos de Doutor honorário. No Brasil, a lei nº 12.612, criada em 2012, define Paulo Freire como o patrono da educação brasileira. Esse é um dos muitos reconhecimento da grandiosa contribuição dada à educação pelo pedagogo.
Redação por: Fernanda Heloísa e Anna B. Barros;
Design por: Natália Oliveira e Nalanda Veloso;
Postagem por: Styves Barros.