top of page

Qual a diferença entre hardware e software?


Hey, Clicker! Sabemos que esses termos tem se popularizado muito ultimamente e, por serem parecidos, podem gerar dúvidas ou confusão. preparamos esse post bem explicadinho para ninguém mais se confundir! Começando pelo hardware, ele nada mais é do que o nome dado para qualquer parte física de um dispositivo eletrônico, como computadores e celulares. Esses componentes são construídos com materiais como plástico, metal, silício e outros. Aqui estão alguns exemplos de hardware: Processador (CPU): É o "cérebro" do computador, responsável por executar as tarefas e processar os dados. Memória RAM: É onde os dados são temporariamente armazenados para serem acessados rapidamente pelo processador. Disco rígido (HD) ou SSD: São dispositivos de armazenamento permanentes, usados para guardar dados como arquivos, programas e sistemas operacionais.

Placa-mãe: É a placa principal que conecta e interliga todos os componentes do computador. Monitor: É a tela, o dispositivo de saída que exibe as informações visualmente para o usuário. Agora que você entendeu a parte física, vamos para o outro elemento: o software!

Ele diz respeito à parte virtual, aos programas, dados e instruções que fazem um hardware e, consequentemente, o aparelho funcionar.

Existem dois principais tipos de software:


Software de Sistema: É responsável por fornecer os recursos básicos para o funcionamento do aparelho e a comunicação entre hardware e software, ou seja, são os sistemas operacionais. Ex.: Windows, Linux e Android. Software de Aplicativo: São programas que executam tarefas específicas para os usuários, como apps de redes sociais, de texto, navegadores da web e jogos, por exemplo.


Resumindo, o hardware é a parte física do dispositivo, enquanto o software é o conjunto de instruções virtuais que controlam o hardware e permitem que ele realize tarefas específicas. Eles precisam um do outro para fazer qualquer dispositivo eletrônico funcionar corretamente.


Design: Nalanda Veloso e Natália Profeta

Redação: Fernanda Heloísa

Postagem: Carlos Henrick

bottom of page