top of page

Qual foi a primeira rede social da internet?



Oi, Clicker! Hoje, a maioria das coisas presentes no nosso cotidiano está ligada de alguma forma às redes sociais. Instagram, Twitter, TikTok e Whatsapp são algumas das diversas redes que nos cercam todos os dias. Mas você já parou pra se perguntar qual foi a primeira de todas? Vem conferir no post de hoje!


Que os anos 2000 marcaram o boom da tecnologia nós sabemos, mas a primeira rede social veio muito antes do MSN, Orkut ou Facebook. Ela surgiu em 1995 e se chamava classmates (colegas de classe em tradução livre) e seu objetivo era reunir estudantes de diversas escolas nos Estados Unidos


Ela tinha recursos que são base para qualquer rede social atual, como perfis das pessoas. Por se tratar de um nicho escolar, ela tinha um acervo que oferecia acesso a dezenas de arquivos de anuários desde a década de 1920 até os anos de 1980.


Porém, a finalidade do Classmates era de ser, basicamente, um grande banco de dados e não permitia interação entre as pessoas. Ela detém o posto de mais antiga, mas a primeira rede social de fato a permitir essas interações foi a SixDegrees, fundada em maio de 1997. Ela foi a pioneira na premissa de conectar pessoas para formarem laços de amizade pela internet


A SixDegrees foi a primeira rede a permitir criação de perfis, envio de convite para amigos e organização de grupos. Outra ferramenta inovadora era que o site utilizava e-mails para chegar a novos membros, a partir de "convites" de usuários, recurso que as redes atuais adotam até esses dias.


A rede foi um sucesso para a época, e conquistou cerca de 3,5 milhões de usuários. Apesar disso, havia muitas limitações, como a impossibilidade de carregar imagens e a lentidão do site causada pelas limitações da internet - que ainda era discada -. Por essas complicações, o serviço foi encerrado em 2000, mas foi um grande “esqueleto” para o que temos acesso hoje.




Redação por: Fernanda Heloísa e Anna B. Barros;

Design por: Natália Oliveira e Nalanda Veloso;

Postagem por: Raiane Araujo Brandão.


bottom of page