
Com a chegada e o crescimento do 5G no Brasil, muitas pessoas ficaram se perguntando o que essa tecnologia tinha de diferente e o que isso mudaria no futuro para os brasileiros. Por isso, nós vamos explicar o funcionamento dela hoje, arrasta pro lado e vem conferir mais um post!
Para começo de conversa, é preciso entender que o 5G é transmitido da mesma maneira que seus antecessores, - por meio de ondas de rádio através de antenas que transmitem os sinais para os dispositivos -, o que irá mudar é a velocidade de conexão e amplitude de cobertura. Por exemplo, se hoje com o 4G baixar um filme de 25GB demora em média 35 min, o 5G diminuiria esse tempo para cerca de 21 segundos
Com a maior velocidade (entre 800 Mb/s e 1 Gb/s) uma das aplicações do 5G é a de possibilitar transmissões ao vivo e videochamadas sem delay ou travamentos, bem como experiências muito superiores em videogames, óculos de realidade virtual e realidade aumentada.
Mas a rede 5G vai muito além de celulares. Com ela, existe a possibilidade de conectar mais de um dispositivo ao mesmo tempo, por exemplo, será possível conectar aparelhos eletrônicos como geladeira, televisão e aparelhos de iluminação de uma vez só.
Outro fenômeno que o 5G possibilitará é a de veículos autônomos, que funcionam sem motorista devido a troca rápida e eficiente de informações Dessa forma, graças aos sensores internos e externos e da conexão ultra rápida essa modalidade será ainda mais confiável, evitando colisões e acidentes de trânsito.
A tendência é que o 5G possa substituir até mesmo as redes Wi-Fi, mas infelizmente isso ainda irá demorar um pouco. O 5G gradativamente evolui no Brasil, mas quando tivermos acesso à cobertura total, será um grande passo para o avanço tecnológico nacional.
Redação por: Fernanda Heloísa e Anna B. Barros;
Design por: Natália Oliveira e Nalanda Veloso;
Postagem por: Styves Barros.