
Olá, clicker! Se você é apaixonado por astronomia ou pelo menos é um curioso do nosso universo, esse post foi feito sob encomenda. Já ouviu falar no telescópio espacial James Webb? Esse carinha mal chegou e já está entregando resultados incríveis, e hoje vamos explicar o que ele é e como ele surgiu para você!
Em dezembro de 2021, foi lançado o substituto do telescópio espacial Hubble, este que desde 1990 vinha sendo enorme colaborador para grandes avanços da astronomia. Mas o desejo da ciência sempre é ir além, e ir além neste caso significa: telescópio espacial James Webb.
O telescópio espacial James Webb superou o Hubble tanto em tamanho de espelho de captação de imagem - este sendo 2,5 vezes maior -, quanto em distância em relação à Terra. O James Webb se distancia da Terra em 1,5 milhão de quilômetros, enquanto o telescópio espacial Hubbles se distanciava a 600 mil quilômetros.
Mas agora vamos para os resultados! Claro, o que fascina os astrônomos e qualquer um que observar as imagens do James Webb, é a qualidade e a nitidez. E toda essa tecnologia rendeu frutos como a captação de marca d’água na atmosfera de um exoplaneta chamado “WASP-96 b”. Além disso, suas câmeras capturaram também um cemitério estelar na nebulosa Anel do Sul.
Mas afinal, quem era James Webb, o homenageado? Durante 1961 e 1968 a Nasa foi administrada pelo americano James Edwin Webb, e durante este período ocorreu o Programa Apollo, este que foi responsável por uma série de conduções de missões de cunho histórico inapagáveis. Como foi o caso da Apollo 11, que levou o homem à Lua em 1969.
Entretanto, a escolha da Nasa foi muito questionada pelos próprios funcionários, visto que James Webb se mostrou LGBTQfóbico ao enviar um memorado sobre “O problema dos homossexuais e pervertidos” ao senador que comandava o Lavender. Isso numa época onde homossexuais eram demitidos e perseguidos de cargos federais. Mas a Nasa ignorou o protesto dos funcionários.
Redação por: Fernanda Heloísa e Anna B. Barros;
Design por: Natália Oliveira e Nalanda Veloso;
Postagem por: Raiane Araujo Brandão.